quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mineração e seus impactos

| | 0 comentários

Mineração é um termo que abrange os processos, actividades e indústrias cujo objectivo é a extracção de substâncias minerais a partir de depósitos ou massas minerais. Podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água. Como actividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos. Desde os metais às cerâmicas e ao betão, dos combustíveis aos plásticos, equipamentos eléctricos e electrónicos, cablagens, computadores, cosméticos, passando pelas estradas e outras vias de comunicação e muitos outros produtos e materiais que utilizamos ou de que desfrutamos todos os dias, todos eles têm origem na actividade da mineração. Pode-se sem qualquer tipo de dúvida dizer que sem a mineração a civilização actual, tal como a conhecemos, pura e simplesmente não existiria, facto do qual a maioria de nós nem sequer se apercebe.

A imagem um tanto negativa desta actividade junto da sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se sobretudo aos profundos impactos que ela pode ter no ambiente (sobretudo os negativos) e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos tempos.

Por último, não nos podemos esquecer que a capacidade desta actividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita não é infinita, pois muitos dos recursos minerais explorados são, pelo contrário, bastante finitos.

Importância econômica da mineração no Brasil

A economia brasileira sempre teve uma relação estreita com a extração mineral. Desde os tempos de colônia, o Brasil transformou a mineração - também responsável por parte da ocupação territorial - em um dos setores básicos da economia nacional. Atualmente, é responsável por três a cinco por cento do Produto Interno Bruto.

Importante na obtenção de matérias-primas, é utilizada por indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, fertilizantes, petroquímica e responsável pela interiorização da indústria inclusive em regiões de fronteiras. Em 2000, o setor mineral representou 8,5 % do PIB - US$ 50,5 bilhões de dólares. É um setor portanto de profunda importância, pois, além do que já representa para a economia nacional, o subsolo brasileiro representa um importante depósito mineral. Entre as substâncias encontradas, destacam-se o nióbio, minério de ferro (segundo maior produtor mundial), tantalita, manganês, entre outros.

Deixando de lado aspectos já mencionados, não se pode esquecer que a atividade mineradora é responsável pela criação de inúmeros empregos diretos, representando no ano 2000, 500.000 empregos e um saldo na balança comercial de US$ 7,7 bilhões de dólares.

Fases da vida de uma exploração mineira

A vida de uma exploração mineira (mina ou pedreira) é composta por um conjunto de etapas que se podem resumir a:

  1. Pesquisa para localização do minério.
  2. Prospecção para determinação da extensão e valor do minério localizado.
  3. Estimativa dos recursos em termos de extensão e teor do depósito.
  4. Planeamento, para avaliação da parte do depósito economicamente extraível.
  5. Estudo de viabilidade para avaliação global do projecto e tomada de decisão entre iniciar ou abandonar a exploração do depósito.
  6. Desenvolvimento de acessos ao depósito que se vai explorar.
  7. Exploração, com vista à extracção de minério em grande escala.
  8. Recuperação da zona afectada pela exploração de forma a que tenha um possível uso futuro.

De notar que entre a fase de pesquisa e o início da exploração podem decorrer vários anos ou mesmo décadas, sendo os investimentos necessários nesta fase muito elevados (podendo ser da ord coco

Métodos de lavra

Relativamente ao modo de escavação as minas podem dividir-se em dois tipos principais: minas subterrâneas e minas a céu aberto.

A escolha do método de lavra depende em grande parte da localização e forma do depósito mineral, devendo ser escolhido o método mais seguro e ao mesmo tempo mais económico. O desmonte do minério pode ser efectuado por meios mecânicos (por exemplo com escavadoras hidráulicas) ou com recurso a explosivos (na grande parte dos casos).

Uma perfuratriz sendo utilizada na perfuração da rocha

Operações de lavra

As operações executadas com vista à extracção de um minério e até ao seu processamento são sequenciais e podem ser resumidas da seguinte forma (no caso de desmonte com explosivos):

  1. Perfuração – o minério é furado utilizando máquina de perfuração hidráulicas; a perfuração é executada com diâmetro, comprimento e distâncias entre furos previamente calculadas;
  2. Desmonte – os furos previamente executados são preenchidos (ou carregados) com explosivo, procedendo-se então à detonação deste e consequente fragmentação do minério;
Trabalhadores em uma mina subterrânea se preparando para realizar a remoção do minério através de vagões
  1. Remoção – o minério assim fragmentado é carregado em caminhões, vagonetas ou outro meio de transporte, até à instalação de processamento, geralmente situada próximo da mina.

Processamento mineral

O processamento mineral ou tratanto de minérios, consiste de uma série de processos que têm em vista a separação física dos minerais úteis da ganga (a parte do minério que não tem interesse económico e que é rejeitada) e a obtenção final de um concentrado, com um teor elevado de minerais úteis. Os métodos utilizados podem ser físicos ou químicos e podem ser divididos de forma aproximadamente sequencial em:

  1. Fragmentação primária
  2. Granulação
  3. Moagem
  4. Classificação (pode estar incluída entre os vários tipos de fragmentação e concentração)
  5. Concentração

O produto obtido na fase final de concentração é o produto final da actividade de uma mina, sendo vendido por um preço estabelecido de acordo, sobretudo mas não só, com o teor de metal que contem.

Problemas ambientais

Precipitado de hidróxido de ferro num regato recebendo águas ácidas de uma mina de carvão (Missouri, Estados Unidos).

Atualmente as companhias minerais são obrigadas a cumprir normas ambientais, de encerramento e de funcionamento bastante estritas, de forma a assegurar que a área afetada pela exploração mineira regressa à sua condição inicial, ou próxima da inicial e em alguns casos até melhor que a inicial. Alguns métodos de exploração antiquados tiveram (e continuam a ter), em países com fraca regulamentação, efeitos devastadores no ambiente e na saúde pública. Pode ocorrer contaminação química grave do solo nas áreas afetadas, a qual pode ser ampliada e disseminada por exemplo pela água, criando situações de contaminação maciça.

Outros problemas ambientais possíveis são a erosão, subsidência, abandono de resíduos perigosos, perda de biodiversidade e contaminação de aquíferos e cursos de água.

No entanto, as explorações mineiras modernas têm práticas que diminuíram significativamente a ocorrência destes problemas, sendo alvo de apertado escrutínio ambiental.


Leer más...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Programa de ação(Tese)

| | 0 comentários

Definição do Negócio:
É referida em um comércio ou uma empresa,que é administrado por pessoas para ganhar recurso financeiros e gerar produtos pra satisfazer às necessidades de sobrevivência das pessoas.

Negócio:
O meu negócio neste momento é me formar em informática e ser uma excelente profisional.

Filosofia do negócio:
minha meta é estudar bastante para que no futuro eu possa ser bem remunerada e atender os requisitos da profissão.

Enfoque ou prioridade:
É ser uma boa aluna em todas as matérias e teminar o meu curso para ter um ótimo sucesso na minha profissão.

Postura:
Eu devo ter uma postura de aluno profissional,Porque essa escola oferece muita oportunidade que outras escolas não oferecem,por isso tenho que aproveitar e me esforçar o máximo para alcansar o meu futuro.

Estratégias-diretrizes:
minha estratégia é melhorar cada vez mais,tirar todas as minhas dúvidas,expressar mais minhas opiniões e ter muita responsabilidade
no que faço para não me prejudicar.

Alinhamento:
Cumprir o meu horário,realizar todas as minhas atividades,ter um bom comportamento,respeitar os colegas e os professores,e cumprir os regulamentos da escola.















Leer más...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Contexto histórico do barroco

| | 0 comentários

Contexto histórico do barroco


O século XVII vai conhecer o seu apogeu com o Luís XIV. Nessa época, a vida era totalmente subordinada ao fausto e a majestade do rei.

“Luís XIV ficou conhecido no mundo inteiro, até hoje, através do Palácio de Versalhes. Ele escolheu um lugar, um pavilhão de caça, para depois lá instalar a capital da França, com uma corte de 11.000 pessoas. Todos tinham que acordar e deitar quando ele queria. Só se comia o de que ele gostava, e era ele quem ditava o menu para a semana toda. Havia uma escala onde as pessoas tomavam banho de 6 em 6 meses. Os escravos eram encarregados de passar uma esponja úmida no corpo dos nobres, à noite. Usava-se pó de arroz, por todo o corpo, para que ficasse bem branco. À noite, esse pó era retirado com a esponja.”

Surgem, em Versalhes, as festas de petit comittée e o serviço à francesa. Antes, as pessoas comiam com as mãos, não tinham talheres. Surge a lavanda e o guardanapo. A comida era muito importante e feita com arte.

Surge a lyngerie da mulher, espartilhos, as rendas nas roupas. Foi realizado um desfile de espartilhos na corte, o que foi considerado um escândalo na época. Foi um acontecimento de vanguarda. Derivam daí os desfiles de moda na França.

Versalhes começa a ditar a moda. Todos queriam espelhos pela casa como os de Versalhes.

Os decotes eram generosos e a lyngerie levantava o busto, como se o seio fosse pular para fora do decote.

Surge também o perfume, sendo importante por causa da falta do banho.

Ter um quadro de nu, era muito importante, para ser contemplado. O nu passou a ser visto também no gobelain, nas porcelanas.

Acontecem muitos espetáculos com máscaras, peças de teatro de amadores. São feitos muitos quadros vivos: colocavam uma música de fundo e pessoas imitando um quadro de Velásquez ou Rembrandt.

As mulheres tinham o hábito de se pintar; o que era quase uma paixão. Ninguém aparecia em público, sem peruca, nem sem pintar os lábios com carmim, e o rosto com o rouge. Para isso, precisavam de muitos lacaios.

O ideal de beleza da época era a moça gorda, de 25 anos. A mulher com 25 anos já era considerada madura. O homem queria sentir a carne da mulher. Quando ela encontrava um pretendente, fazia um regime de engorda. Era como se fosse um spa para engordar, a fim de atingir, ou aproximar-se dos 75 quilos ideais para o peso da mulher.

Leer más...

Te lóovu!

Te lóovu!

Amo Isso!

Amo Isso!

Dóllu Vocês!

Dóllu Vocês!

Coraçãozinho!

Coraçãozinho!

Você é d+

Você é d+

Que Lindo!

Que  Lindo!

O amor dói!

O amor dói!

By Dayane!

By Dayane!

Recadinho da Fadinha!

Recadinho da Fadinha!

Besinho

Besinho

Que Fofo!

Que Fofo!

Te amo Garotinho

Te amo Garotinho

E agora?

E agora?

Te amo

Te amo

Amo

Amo

Sobrenatural

Sobrenatural
Bem-Vindo ao blog de Dayane Star

Quem sou eu

Minha foto
SOU UMA PESSOA ALEGRE,SIMPÁTICA.DIVERTIDA.PORÉM, NÃO GOSTO DE PESSOAS FALSAS QUE QUANDO ESTÃO PERTO DA GENTE falam .mas quando estão longe não dão nem as caras.sou também amiga,sempre que precisarem de mim estarei a disposição para ajudar.

Seguidores

 
 

dayane star | Diseñado por: Compartidísimo
Con imágenes de: Scrappingmar©

 
top