O século XVII vai conhecer o seu apogeu com o Luís XIV. Nessa época, a vida era totalmente subordinada ao fausto e a majestade do rei.
“Luís XIV ficou conhecido no mundo inteiro, até hoje, através do Palácio de Versalhes. Ele escolheu um lugar, um pavilhão de caça, para depois lá instalar a capital da França, com uma corte de 11.000 pessoas. Todos tinham que acordar e deitar quando ele queria. Só se comia o de que ele gostava, e era ele quem ditava o menu para a semana toda. Havia uma escala onde as pessoas tomavam banho de 6 em 6 meses. Os escravos eram encarregados de passar uma esponja úmida no corpo dos nobres, à noite. Usava-se pó de arroz, por todo o corpo, para que ficasse bem branco. À noite, esse pó era retirado com a esponja.”
Surgem, em Versalhes, as festas de petit comittée e o serviço à francesa. Antes, as pessoas comiam com as mãos, não tinham talheres. Surge a lavanda e o guardanapo. A comida era muito importante e feita com arte.
Surge a lyngerie da mulher, espartilhos, as rendas nas roupas. Foi realizado um desfile de espartilhos na corte, o que foi considerado um escândalo na época. Foi um acontecimento de vanguarda. Derivam daí os desfiles de moda na França.
Versalhes começa a ditar a moda. Todos queriam espelhos pela casa como os de Versalhes.
Os decotes eram generosos e a lyngerie levantava o busto, como se o seio fosse pular para fora do decote.
Surge também o perfume, sendo importante por causa da falta do banho.
Ter um quadro de nu, era muito importante, para ser contemplado. O nu passou a ser visto também no gobelain, nas porcelanas.
Acontecem muitos espetáculos com máscaras, peças de teatro de amadores. São feitos muitos quadros vivos: colocavam uma música de fundo e pessoas imitando um quadro de Velásquez ou Rembrandt.
As mulheres tinham o hábito de se pintar; o que era quase uma paixão. Ninguém aparecia em público, sem peruca, nem sem pintar os lábios com carmim, e o rosto com o rouge. Para isso, precisavam de muitos lacaios.
O ideal de beleza da época era a moça gorda, de 25 anos. A mulher com 25 anos já era considerada madura. O homem queria sentir a carne da mulher. Quando ela encontrava um pretendente, fazia um regime de engorda. Era como se fosse um spa para engordar, a fim de atingir, ou aproximar-se dos 75 quilos ideais para o peso da mulher.
0 comentários:
Postar um comentário